Sejam bem-vindos!

Neste blog estaremos falando sobre a ampliação do uso das tecnologias na escola.

domingo, 8 de maio de 2011

Na Atividade 2.3/2.4 - Conceituando hipertexto eu descrevi algumas definições que achei pertinente para hipertexto e fiz minha contribuição, deixando meu comentário sobre elas:
Segundo com a Wikipédia, Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Esses links são destacados no texto ligam à imagens, sons, gráficos enriquecendo o texto principal e oferecem além da interatividade, um leque de opções para que o assunto seja muito bem compreendido.

Segundo o professor Nelson Pretto: O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
É um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor.

Essa versatilidade oferece ao navegante optar pelo assunto  de sua preferência, permitindo-lhe melhor compreensão do texto pesquisado.


O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão.



Essa série de recursos oferecidos pode ser usada também como recursos pedagógicos, gerando situações concretas de aprendizagens. Como por exemplo: em uma aula de História, o aluno pode aprofundar no assunto e ainda fazer uso de imagens e sons que o remetam ao período da História estudado.


Alguns autores denotam o caráter associativo do hipertexto como similar ao funcionamento do cérebro humano:
O hipertexto conecta palavras e frases cujos significados ligam-se uns aos outros, ou seja, o texto, na verdade, é sempre um hipertexto, já que estabelece na mente do leitor uma rede de associações. (Lévy, 1993 apud Aquino, online, pg. 3).


São estas associações que nos permitem percorrer caminhos que mais despertem nossa atenção e nossa curiosidade em desvendar cada vez com maior perfeição, o que está sendo pesquisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário