Sejam bem-vindos!

Neste blog estaremos falando sobre a ampliação do uso das tecnologias na escola.

domingo, 8 de maio de 2011

Na última atividade do primeiro módulo construimos um projeto para ser desevolvido em nossa escola assim que voltarmos pra nossa sede. Webquest - Projetos de aprendizagem
Alunas:
Regina Célia Nunes
Berenice de Oliveira Martins Ribeiro

COMPARANDO E PRODUZINDO DIFERENTES VERSÕES DE CHAPEUZINHO VERMELHO
A presença regular de situações em que o professor lê livros de literatura para a turma é recomendável por uma série de motivos. Ao ter contato com essas obras, a criança pode apreciar a leitura; aproximar-se da linguagem desses textos; reconhecer características do portador; inteirar-se sobre o autor e identificar-se com personagens, além de construir critérios pessoais de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.
A história de Chapeuzinho Vermelho fascina as crianças em todas as faixas etárias. Quando chega ao 5º ano os alunos já ouviram possivelmente várias  versões deste conto.
Esta sequência didática tem como objetivo principal apresentar aos alunos a história de Chapeuzinho Vermelho contada em diferentes  tipos de versões, apresentadas em variados portadores textos tais como: quadrinhos, cordel, apresentação multimídia, filme, cd, vinil, animação e  livros.
As diferentes versões e portadores serão apresentados  dentro de um intervalo de tempo dando aos alunos a oportunidade de conhecer a fundo desde as versões clássicas como a dos Irmãos Grimm e a de Charles Perrault até as versões contadas pela vovó e pelo lobo mal. Será apresentada também a história de Chapeuzinho Amarelo. Após todas as versões impressas em livros os alunos serão convidados a ouvir a histórias em cd, fita cassete e vinil, a assistir ao filme, ler a história em apresentação multimídia e em quadrinhos.
Essa seleção visa garantir a comparação entre as tramas e a análise dos recursos linguísticos e tecnológicos utilizados pelos autores. A comparação de versões de um mesmo texto consiste em uma prática usual do leitor. Ela permite estabelecer critérios de escolha de uma leitura e realizar indicações literárias. Neste trabalho, as comparações serão inicialmente coordenadas pelo professor, que fará intervenções para os alunos atentarem para outros aspectos da obra além dos que normalmente levam em conta. O professor também irá destacar recursos linguísticos utilizados pelo autor, tradutor ou adaptação. Os alunos terão também a oportunidade de conhecer e utilizar tecnologias antigas e modernas tais como: vitrolas, toca fitas, toca cd, apresentação multimídia,  dvd e sites de histórias infantis e quadrinhos.
Após conhecerem todas as versões e recursos a sala será dividida em 3 grupos, cada grupo terá que produzir sua própria versão da história de Chapeuzinho e em seguida produzi-la de acordo com a tarefa recebida pelo grupo, assim:
GRUPO 1 : Dramatizar e filmar a história em áudio e vídeo com a câmera da máquina fotográfica ou celular;
GRUPO 2 : Dramatizar e gravar em  áudio a história em fita cassete, mp3 ou mp4;
GRUPO 3 : Produzir a história em apresentação multimídia utilizando o texto escrito por eles com ilustrações próprias ou imagens da internet.

Depois de concluído o trabalho de cada grupo deverá ser exibido para o restante da turma e demais alunos da escola.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário