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Neste blog estaremos falando sobre a ampliação do uso das tecnologias na escola.

domingo, 8 de maio de 2011

No Primeiro módulo nós estudamos sobre as tecnologias na vida e na escola.
Meu Diário de Bordo está a seguinte reflexão:  "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget) Vivemos em um mundo globalizado onde as mudanças são constantes e vertiginosas, diante disto, vimos que a escola encontrava-se estagnada, pois colocou normas rígidas e condutas que não permitiam ao aluno ousar senão reproduzir o ensinamento recebido e os conceitos como verdades prontas e acabadas. A escola como um todo tem a função formativa. Os professores precisam se formar para serem capazes de formar seus alunos, mas para formar alunos preparados para os dias de hoje não se pode permanecer ensinando verdades cristalizadas. A escola precisa estar aberta para o novo. Começa a busca por uma educação de qualidade e transformadora onde haja uma aprendizagem continuada de professores e alunos. Uma escola que tenha um projeto político pedagógico centrado em sua realidade capaz de atender as necessidades do corpo discente e docente onde aguce a curiosidade por novos conhecimentos, metodologias e tecnologias inovadoras. Um lugar que desperte realmente o gosto pelo aprender, pelo descobrir e redescobrir o mesmo significado quantas vezes fossem necessárias. Uma escola onde as TIC’s são usadas a favor de uma aprendizagem dinâmica rápida e apaixonante, que priorizem eficientemente o desenvolvimento de novas competências. Um professor que seja o elo condutor, priorizando objetivos, direcionando e abrindo espaço para que o aluno construa e reconstrua o seu conhecimento sempre fazendo uso de projetos que são significativos e partam de assuntos de interesses dos próprios alunos. Um profissional capaz de buscar esta informação junto com os estudantes, ter competência para avaliar a informação que encontram e contribuir para que todos, ele e seus alunos, venham a ser cada dia mais capazes de buscar por si mesmos as informações de que precisam, localizando-as, criticando-as e de construindo novos conhecimentos cada momento.

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