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COMPARANDO E PRODUZINDO DIFERENTES VERSÕES DE CHAPEUZINHO VERMELHO
Resumo
A presença regular de situações em que o professor lê livros de literatura para a turma é recomendável por uma série de motivos. Ao ter contato com essas obras, a criança pode apreciar a leitura; aproximar-se da linguagem desses textos; reconhecer características do portador; inteirar-se sobre o autor e identificar-se com personagens, além de construir critérios pessoais de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.
A história de Chapeuzinho Vermelho fascina as crianças em todas as faixas etárias. Quando chega ao 5º ano os alunos já ouviram possivelmente várias versões deste conto.
Este projeto tem como objetivo principal apresentar aos alunos a história de Chapeuzinho Vermelho contada em diferentes tipos versões apresentadas em variados portadores textos tais como: quadrinhos, cordel, apresentação multimídia, filme, cd, vinil, animação e livros.
As diferentes versões e portadores serão apresentados dentro de um intervalo de tempo dando aos alunos a oportunidade de conhecer a fundo desde as versões clássicas como a dos Irmãos Grimm e a de Charles Perrault até as versões contadas pela vovó e pelo lobo mal. Será apresentada também a história de Chapeuzinho Amarelo. Após todas as versões impressas em livros os alunos serão convidados a ouvir a histórias em cd, fita cassete e vinil, a assistir ao filme, ler a história em apresentação multimídia e em quadrinhos.
Palavras chave
Histórias infantis
Diversidades textuais
Tecnologias áudio visuais
Nível de ensino
Ensino Fundamental I (ciclo complementar)
Componente curricular
Pluralidade Cultural
Disciplinas Relacionadas
Língua Portuguesa
Artes
Práticas de Laboratório de Informática
Duração da atividade
3 meses
O que o aluno poderá aprender com essas aulas
Além de contribuir para a aprendizagem de comportamentos leitores, as leituras feitas nesta sequência de atividades implicarão certos comportamentos específicos que poderão ser postos em prática, como:
Comentar o que se leu.
Compartilhar com outros os efeitos, sensações, sentimentos que os textos produzem.
Confrontar interpretações e pontos de vista.
Relacionar o conteúdo de um texto com os de outros conhecidos.
Reparar na beleza de certas expressões ou fragmentos de um texto.
Ler durante um período, interrompendo a leitura quando necessário.
Localizar o lugar em que a leitura foi interrompida.
Recordar os últimos acontecimentos narrados, por meio da leitura de alguns parágrafos anteriores.
Antecipar o que segue no texto e controlar as antecipações de acordo com o desenrolar da narrativa.
Adequar a modalidade de leitura aos propósitos que se perseguem.
Recuar no texto para recuperar aspectos relevantes e, assim, compreender melhor uma situação ou, ainda, para dar mais atenção a uma informação importante.
Comparar as personagens, ambientes e situações das diferentes versões.
Comparar as narrativas lidas com outros textos do gênero, outros autores, outros portadores etc.
Reconhecer certos recursos linguísticos próprios de um autor, uma versão.
Identificar recursos linguísticos adequados a determinadas situações comunicativas ou intenções do escritor.
Conhecer e utilizar recursos tecnológicos antigos e modernos.
Produzir textos e elaborar diferentes formas de apresenta-los aos leitores/expectadores.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos já conheçam algumas versões de Chapeuzinho Vermelho e características comuns dos personagens na maioria delas.
Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades
1º PASSO
Leitura da primeira versão da história Irmãos Grimm
Logo ao iniciar a sequência, o professor comunica às crianças qual será o procedimento a ser seguido por ele e por seus ouvintes, de forma a assegurar que a narrativa seja compreendida e apreciada. Ele informa que lerá outras versões da mesma história, compartilhando com a turma como será realizado o trabalho.
A primeira etapa da sequência consiste na leitura pelo professor da primeira versão da obra escolhida. É importante, nesse momento, considerar as orientações anteriores, em relação ao preparo prévio da leitura e das intervenções a serem realizadas durante a atividade.
A história é curta e pode ser lida de uma única vez. Se houver mais de um exemplar do livro na escola, ele pode ser disponibilizado na sala de aula para que as crianças os manuseiem, apreciem as ilustrações e leiam no próprio texto.
Após a leitura, quando o professor estiver certo de que as crianças já comentaram a respeito de tudo o que gostariam, ele coordena uma atividade para propor a análise de recursos linguísticos que tornam a obra singular e atraente para o leitor. Pode, inclusive, realizar um registro das conclusões do grupo acerca de suas principais características o que será útil nas etapas seguintes da sequência.
Um recurso que pode ser destacado da primeira versão lida são as descrições das personagens e cenários. Caso tais características não tenham sido notadas pelas crianças, o professor pode chamar a atenção para elas, relendo algumas descrições e conversando sobre a linguagem literária e os efeitos que ela produz no leitor.
Como o autor descreve o lobo no início da história, como ela estava? (faminto)
Quais foram os recursos utilizados pelo autor para descrever a floresta?
O que o lobo diz à Chapeuzinho quando eles se encontram pela primeira vez?
O que o lobo usou para fingir ser a avó da menina?
Como o autor descreve a localização da casa da avó?
O que fez Chapeuzinho perceber que a avó estava com um aspecto muito esquisito?
PASSO 2
Leitura da segunda versão da história de Charles Perrault
As histórias escritas pelos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Nem sempre isso ocorre na vida real, mas, na literatura destes autores, quem merece sempre ganha um final feliz. Já nesta versão de Charles Perrault, o desfecho da história é um pouco diferente. Chapeuzinho não tem um final feliz, pois acaba devorada pelo lobo, assim como sua avó.
Na segunda etapa da sequência o professor realiza a leitura desta versão. Assim como na primeira etapa.
Quando a leitura estiver concluída, o professor propõe a comparação entre as duas versões, retomando as características destacadas na análise registrada anteriormente. Nesse momento, o professor pode também registrar as conclusões das crianças a respeito das características das duas versões, relendo trechos e chamando a atenção para as semelhanças e diferenças na trama e no texto.
O que acontece no primeiro encontro entre a menina e o lobo numa versão e em outra? Como é o diálogo entre eles em cada uma das versões?
Vamos comparar as diferentes descrições sobre a localização da casa da vovó?
Vamos ver como os autores descreveram a Chapeuzinho em cada uma das versões?
Quais são os diferentes acontecimentos que chamam a atenção e distraem Chapeuzinho Vermelho a caminho da casa de sua avó?
As recomendações da mãe no início da história são diferentes nas duas versões?
Que fim levou o lobo nas duas versões?
PASSO 3
Leitura da terceira versão da história
Nesta etapa da sequência o professor encaminha a leitura de uma terceira versão do conto desta vez contada pela vovó. Assim que o grupo se familiarizar com a nova versão, deve ser incentivado a conversar sobre ela. É quase certo que estabelecerão, espontaneamente, relações comparativas com as duas outras versões já trabalhadas, identificando semelhanças e diferenças. Mesmo assim, o professor pode focar suas observações em outros aspectos, voltando, com as crianças, aos registros feitos anteriormente.
Como era Chapeuzinho Vermelho na versão narrada pela vovó?
E como era o lobo mal?
O que o lobo combinou com a vovó?
O que a vovó disse em defesa do lobo?
O que significa ser vegetariano?
4º PASSO:
Leitura pelo professor da 4ª versão da história, desta vez na versão do lobo mal.
Conversar sobre ela identificando fatos que comprovem se esta versão aconteceu em tempos passados ou nos dias atuais.
5º PASSO
Leitura pelo professor da história de Chapeuzinho Vermelho em literatura de Cordel escrito por Rosa Régis baseado no conto de Charles Perrault que pode ser encontrado no site:
Conversar com as crianças destacando as diferenças e semelhanças entre o texto original de Charles Perrault e o cordel de Rosa Régis.
Registrar as observações destacadas pela turma.
6º PASSO
Entrar no site:
Deixar que em dupla as próprias crianças leiam o texto em quadrinhos “Mônica em Chapeuzinho Vermelho ”.
Conversar com as crianças sobre a linguagem utilizada destacando semelhanças, diferenças e o tempo em que a história se passou.
7º PASSO
Pesquisar na internet apresentações em power point da história de Chapeuzinho Vermelho e também outras versões em sites de histórias infantis.
8º PASSO
Ler para as crianças o livro Chapeuzinho Amarelo Chico Buarque.
Comparar e registrar a diferenças e semelhanças entre as duas histórias.
9º PASSO
Apresentar a história em áudio: vinil, cassete e cd
10º PASSO
Exibir o filme Chapeuzinho Vermelho.
11º PASSO
Discutir com as crianças sobre todas as versões apresentadas desde o início do trabalho, comparando e ampliando os registros.
12º PASSO
Após conhecerem todas as versões e recursos a sala será dividida em 3 grupos, cada grupo terá que produzir sua própria versão da história de Chapeuzinho e em seguida produzi-la de acordo com a tarefa recebida pelo grupo, assim:
GRUPO 1 : Dramatizar e filmar a história em áudio e vídeo com a câmera da máquina fotográfica ou celular;
GRUPO 2 : Dramatizar e gravar em áudio a história em fita cassete, mp3 ou mp4;
GRUPO 3 : Produzir a história em apresentação multimídia utilizando o texto escrito por eles com ilustrações próprias ou imagens da internet.
APRESENTAÇÃO DAS TAREFAS:
Depois de concluído o trabalho de cada grupo deverá ser exibido para o restante da turma e demais alunos da escola.
AVALIAÇÃO
O professor pode acompanhar a ampliação das aprendizagens das crianças nesta sequência, nas demais situações de leitura e produção de texto propostas em sua rotina. É importante que elas continuem refletindo sobre os aspectos característicos da linguagem dos contos clássicos, comparem essa linguagem com a de outros gêneros, utilizem esse conhecimento em suas próprias produções textuais etc.
Ao final de todas as apresentações os alunos se reunirão e através de um mini seminário poderão contar aos colegas tudo o que aprenderam utilizando os recursos tecnológicos disponibilizados a cada grupo.
ESCOLA MUNICIPAL DE TERMÓPOLIS
CURSISTAS: REGINA CELIA NUNES E BERENICE DE OLIVEIRA MARTINS RIBEIRO
Oi Bere! Estou amando essa história de Blogs! Estou percebendo o quanto vocês, professores da rede municipal são antenados! Parabéns!!!
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